Unimed Sustentável
Principal » Notícias » Saúde  |   Notícia publicada em 24/03/09 às 10:39

Para emagrecer, o que importa são as calorias

Estudo indica que as calorias são fatores determinantes no emagrecimento, independente do tipo de dieta seguida

Para emagrecer, o que importa são as calorias

Dieta da sopa, de South Beach, da proteína... São inúmeras opções que prometem quilos a menos, a custo de muito esforço. O empenho deve continuar, mas quem quer emagrecer e está em dúvida sobre qual dieta seguir pode parar de se preocupar com a escolha e se concentrar na redução de calorias. É o que concluiu o maior estudo já feito sobre os vários tipos de regime realizado pela Faculdade de Saúde Pública de Harvard.

  
De acordo com a pesquisa, quem quer perder peso pode consumir qualquer alimento, desde que controle a quantidade de calorias. Os especialistas acompanharam homens e mulheres distribuídos em quatro grupos, cada um com dietas diferentes prescritas. A média de perda de peso foi a mesma para todos.

  
“O ponteiro da balança recompensa quem consome menos calorias, a despeito do tipo de dieta que siga”, afirmou o vice-presidente da Associação Internacional para o Estudo da Obesidade, Walmir Coutinho, em entrevista à Revista Veja de 11 de março de 2009.

  
Mas atenção! Toda dieta deve ser prescrita e acompanhada por um médico especializado. Ele poderá indicar o que é melhor para a saúde de cada indivíduo. Se a alimentação não for variada, ela não fornecerá todos os nutrientes de que o corpo necessita. Assim, qualquer mudança radical nas refeições que leve à ingestão desequilibrada de nutrientes pode ocasionar alguma doença ou carência. E não esqueça de combinar uma atividade física regular com a alimentação equilibrada para emagrecer com saúde e melhorar a qualidade de vida.






Fonte: Revista Veja (11 de março de 2009, edição 2103) e Manual de Alimentação Saudável, da Unimed do Brasil
Avenida Transcontinental, 1019 - Centro - Ji-Paraná - Fone: (69) 3411-3800Desenvolvimento de Websites