Unimed Sustentável
Principal » Notícias » Saúde  |   Notícia publicada em 08/12/08 às 14:13

Cresce o número de farmácias de manipulação no país

Serviço personalizado, fórmulas e apresentações do medicamento na escolha do cliente atraem os consumidores

Cresce o número de farmácias de manipulação no país ão mais de 5.500 farmácias de manipulação registradas no país. Com atendimento personalizado e com a oferta de vários tipos de remédio, elas conquistaram muitos consumidores.

Diferença dos remédios manipulados para os industrializados

As farmácias de manipulação prestam um serviço essencial a clientes com necessidades específicas. Artesanalmente, podem ser feitos medicamentos com dosagens diferenciadas para bebês, atendem a pacientes que não podem ou não conseguem tomar o remédio na forma como ele se apresenta industrialmente, ou, mais comumente, podem ser feitas fórmulas em apresentações específicas para um determinado paciente.

Que tipo de cuidado os consumidores devem ter ao escolher uma farmácia e ao comprar um medicamento manipulado?

- A farmácia deve possuir alvará de funcionamento da Vigilância Sanitária, deve estar limpa e bem organizada, os atendentes devem ser eficientes e qualificados e a pontualidade na entrega do medicamento é fundamental.

- O consumidor deve prestar atenção nas informações obrigatórias que precisam constar no rótulo do medicamento manipulado: seu nome e do médico prescritor, número de registro da receita na farmácia, data de manipulação e de validade, fórmula completa, como deve ser tomado e a identificação da farmácia e do seu farmacêutico.

- Todas estas orientações podem ser obtidas pelo público nas farmácias magistrais que devem ter à mão o Manual do Consumidor do Medicamento Magistral e o guia Saiba o que é medicamento manipulado.

Fonte: Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag)
Avenida Transcontinental, 1019 - Centro - Ji-Paraná - Fone: (69) 3411-3800Desenvolvimento de Websites