Unimed Sustentável
Principal » Notícias » Saúde  |   Notícia publicada em 08/12/08 às 10:39

Cuidado no supermercado!

Na hora de comprar mantimentos fique atento ao estado de conservação dos produtos expostos nas gôndolas e garanta uma alimentação saudável para sua família

Cuidado no supermercado!

Na rotina diária da maioria das pessoas existem tarefas que não podem deixar de serem realizadas. Nela inclui-se trabalho, estudo, cuidar da casa e dos filhos, esporte entre muitas outras coisas. Mas uma delas é essencial para que as outras aconteçam, a alimentação. O início dela se dá a partir da ida ao supermercado.

Por causa da correria do dia-a-dia para dar conta de todas as tarefas, ir ao supermercado muitas vezes não é nada prazeroso. Com isso, alguns detalhes acabam passando despercebidos e podem causar um transtorno na saúde dos consumidores. O Manual de Alimentação Saudável, elaborado pela área de Responsabilidade Social da Unimed do Brasil traz dicas de cuidados na hora da compra. Confira:

Não compre:

Alimentos enlatados: quando as latas estiverem estufadas, enferrujadas, amassadas, meladas ou com sinal de vazamento.

Alimentos empacotados: quando a embalagem estiver estufada, furada, rasgada ou úmida.

Carnes e aves: quando apresentar odor forte, consistência pegajosa, modificação na coloração e aspecto limoso.

Carnes salgadas e curadas: quando apresentar odor e cor alterados, aspecto limoso e presença de sujidades.

Lingüiças, salsichas e frios: quando apresentar odor e cor alterados, aspecto limoso, consistência mole e mofo.

Pescados: quando apresentar odor alterado, escamas frouxas, aspecto muito limoso, olhos fora de orbitas e sem brilho, cor e consistência alteradas (mole, cede à pressão dos dedos quando tocados e, assim, permanece).

Frutas e verduras: quando as frutas estiverem maduras demais ou as verduras murchas. Escolha frutas, legumes e verduras frescos, de cor brilhante e sem manchas ou partes estragadas e prefira as frutas da estação, que são mais frescas e saudáveis. Compre o suficiente para o consumo em poucos dias.

Leite: quando apresentar cor consistência (viscosa, talhada) e odor alterados, além de presença de sujeira.

Queijos: quando estiver com aspecto limoso, presença de mofo, odor e cor alterados.

Depois de comprar os alimentos é fundamental conservá-los corretamente para manter a qualidade e o sabor dos alimentos. Confira alguns métodos de conservação:

- conserve os alimentos em local seco e longe de produtos de higiene e limpeza;

- lave bem as frutas e os legumes antes de guardá-los. Coloque-os em sacos plásticos próprios para acondicionar alimentos, na parte de baixo do seu refrigerador;

- os pães de farinha integral se conservam melhor sob refrigeração;

- no supermercado, deixe os produtos perecíveis por último;

- doces e tortas a base de coco, ovos, leite e frutas precisam de refrigeração, pois na temperatura ambiente podem estragar.

 

Com os alimentos comprados e bem conservados é chegada a hora de prepará-los. Para manter uma alimentação saudável veja algumas técnicas de cozimento que deixam o alimento livre das gorduras que fazem mal à saúde:

Assar na chapa
Sempre coloque uma grelha sobre a assadeira, para que a carne bovina ou a ave não seja assada na sua própria gordura. Asse em temperatura baixa, para evitar que o alimento fique ressecado e retenha gordura.

Assar no forno
Aves, peixes e carnes podem ser assados em assadeiras cobertas com um pouco de liquido adicional. A umidade que ele fornece faz com que este método seja particularmente bom para peixes e peito de galinha, que tendem a ficar um pouco ressecados.

Cozinhar abafando
Pode ser feito em um recipiente fechado e preparado no fogão ou no forno. Esse método requer um pouco mais de líquido do que quando se assa no forno. Ideal para o cozimento de legumes.

Grelhar
Ao colocar em uma grelha, deixando cozinhar, você faz com que a gordura escorra da carne ou da ave. Esse método também é ideal para peixes.

 



Fonte: Manual de Alimentação Saudável, elaborado pela área de Responsabilidade Social da Unimed do Brasil. Autor: Thaís Vieira .
Avenida Transcontinental, 1019 - Centro - Ji-Paraná - Fone: (69) 3411-3800Desenvolvimento de Websites