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Principal » Notícias » Saúde  |   Notícia publicada em 12/08/16 às 10:11

Crianças e as horas diárias de sono

A boa saúde do sono pode influenciar na saúde global, no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes

Crianças e as horas diárias de sono

 

Quantas horas por dia seu filho costuma dormir? Você sabe quantas horas de sono são recomendadas para ele? Embora seja verdade que as necessidades de sono podem variar de uma pessoa para outra, conforme a Academia Americana de Pediatria (American Academy of Pediatrics), existem algumas orientações baseadas na ciência para ajudar a determinar se a criança está tendo as horas diárias de sono que são indispensáveis para o crescimento e o desenvolvimento adequados.

 

 

Diretrizes do sono na infância

 

A Academia Americana de Medicina do Sono (American Academy of Sleep Medicine) oferece algumas orientações úteis sobre o quanto as crianças e adolescentes precisam dormir em diferentes etapas do seu desenvolvimento. Os números refletem o total de horas de sono em um período de 24 horas. No caso das crianças até cinco anos, é preciso levar em consideração os cochilos feitos ao longo do dia e somá-los às horas noturnas de sono. Veja a tabela:

 

 

 

 

 

É importante compreender a importância de dormir o suficiente e como o sono afeta a saúde em geral, pois a privação das horas recomendadas pode levar a irritabilidade, dificuldade de concentração, dores de cabeça, estados depressivos e até mesmo hipertensão arterial. As crianças e adolescentes que dormem a quantidade de horas recomendadas costumam ter um sistema imunológico saudável e melhor desempenho escolar e comportamental.

 

 

Recomendações para os pais

 

Desde cedo é possível estabelecer uma rotina do sono, como por exemplo, jantar, escovar os dentes, ouvir uma história e, então, dormir.  Os pais costumam ser um modelo para os filhos, por isso a importância de dar bons exemplos. O sono deve compor as recomendações de uma vida saudável: praticar exercícios físicos, alimentar-se adequadamente e ter horário para dormir.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: American Academy of Sleep Medicine / American Academy of Pediatrics

 

Conteúdo aprovado pelo coordenador técnico-científico do Portal Unimed.



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