Unimed Sustentável
Principal » Notícias » Saúde  |   Notícia publicada em 27/02/15 às 16:16

Alimentos podem influenciar no humor

A produção de neurotransmissores, substâncias que transmitem impulsos nervosos no cérebro e são responsáveis pelas sensações, pode ser alterada através da química dos alimentos

Alimentos podem influenciar no humor

 

É muito provável que você conheça alguém que possua o hábito de beber café quando está muito cansado ou com sono. A cafeína, encontrada em chás, cafés, refrigerantes e chocolates - é amplamente consumida mundialmente para modificação do comportamento em situações em que se está cansado, mas precisa-se de mais concentração. Assim como a cafeína, diversos outros alimentos podem afetar o funcionamento mental e humor.

 

Com foco nesta relação “comida x humor”, a Food and Mood Project, da Inglaterra, elaborou um estudo com cerca de 200 pessoas, visando identificar mudanças positivas para a saúde mental após a ingestão de determinados alimentos. Os participantes seguiram uma dieta recomendada pelos pesquisadores, incluindo maior ingestão de peixes, frutas e líquidos, e diminuição do consumo de álcool, cafeína e açúcar. A pesquisa identificou que 24% tiveram uma melhora na depressão, 26% na instabilidade emocional e 26% em ataques de pânico e ansiedade.

 

ATENÇÃO: a relação entre comida e humor pode ser uma via de mão dupla. No caso do café, por exemplo, cafeína em excesso possibilita o aumento de sintomas como a ansiedade. 

 

 

Fonte: Mind for better mental health / Sociedade Beneficente Albert Einstein / Action on Depression

 

Conteúdo aprovado pelo coordenador técnico-científico do Portal Unimed.



Fonte: Ascom
Avenida Transcontinental, 1019 - Centro - Ji-Paraná - Fone: (69) 3411-3800Desenvolvimento de Websites