Unimed Sustentável
Principal » Notícias » Saúde  |   Notícia publicada em 10/02/15 às 14:58

Amenize as cólicas menstruais

Algumas dicas ajudam a aliviar as dores abdominais que interferem de forma negativa na qualidade do dia

Amenize as cólicas menstruais

 

Você costuma sentir cólicas ao longo do período menstrual? Conforme estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), 76% das mulheres entrevistadas sofre com a cólica menstrual. Para aquelas com idade entre 16 e 24 anos, o incômodo é ainda maior, 84% mencionaram sentir dores. A pesquisa constatou ainda que os danos vão além da parte física. Devido ao desconforto, apenas 18% relataram que conseguem passar por esse período sem sofrer alterações no comportamento relacionadas ao humor.

 

Tipos de cólica

 

A dismenorreia, popular cólica menstrual, possui duas classificações: primária e secundária. A cólica primária é a mais comum e corresponde a uma condição normal do ciclo menstrual, produzida pelas prostaglandinas, hormônio responsável por contrair o útero nesse período, não havendo doença associada. A cólica secundária é um sintoma relacionado à presença de alguma patologia - alterações no ovário, endometriose, cistos, infecção pélvica, etc.

 

ATENÇÃO: caso você sinta cólica, fique atenta à intensidade e converse com o seu ginecologista sobre o assunto. Apenas ele poderá estabelecer a diferença entre a dismenorreia primária e a secundária e, então, determinar o tratamento adequado. 

 

Abaixo elencamos algumas recomendações que podem ajudar a minimizar as dores ocasionadas pelas cólicas. Confira:

 

 

 

Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde / Site Ibope / Site Jornal Zero Hora

 

Conteúdo aprovado pelo coordenador técnico-científico do Portal Unimed.



Fonte: Ascom
Avenida Transcontinental, 1019 - Centro - Ji-Paraná - Fone: (69) 3411-3800Desenvolvimento de Websites