Unimed Sustentável
Principal » Notícias » Saúde  |   Notícia publicada em 02/01/13 às 13:31

Como prevenir a obesidade infantil

Hábitos alimentares saudáveis desde a infância favorecerão o perfeito desenvolvimento físico e intelectual

Como prevenir a obesidade infantil

 

É consenso que a obesidade infantil vem aumentando de forma significativa e que ela determina várias complicações na infância e na idade adulta. Na infância, o manejo pode ser ainda mais difícil do que na fase adulta, pois está relacionado a mudanças de hábitos e disponibilidade dos pais, além de uma falta de entendimento da criança quanto aos danos da obesidade.

Prevenir a obesidade infantil significa diminuir, de uma maneira racional e menos onerosa, a incidência de doenças crônico-degenerativas. 

Nesse contexto, a família, a escola e a sociedade têm a responsabilidade de favorecer a adoção de um comportamento saudável por parte das crianças para que estas se tornem capazes de encontrar um equilíbrio alimentar.

A prática de uma dieta balanceada e hábitos alimentares saudáveis desde a infância proporcionarão níveis ideais de saúde e favorecerão o perfeito desenvolvimento físico e intelectual, reduzindo as deficiências nutricionais comuns a este estágio de desenvolvimento e evitando a manifestação da obesidade.

Por isso, a partir dos 6 meses de vida, a criança já precisa ter uma dieta variada, colorida, que possua sabores e texturas diferentes. Os horários das refeições devem ser bem estabelecidos, evitando longos períodos sem alimentação.

É imprescindível diminuir o consumo de alimentos gordurosos, excluir frituras e utilizar pouco óleo na preparação dos alimentos. Diminuir o consumo de doces, açúcar e fast foods.

Enfim, substitua refrigerantes por sucos naturais e dê preferência aos alimentos frescos e naturais. E não esqueça, os pais também devem seguir um modelo de dieta saudável e balanceada, como forma de incentivo e exemplo aos seus filhos.

 



Fonte: Sociedade Brasileira de Cardiologia
Avenida Transcontinental, 1019 - Centro - Ji-Paraná - Fone: (69) 3411-3800Desenvolvimento de Websites